terça-feira, 25 de agosto de 2009

São Francisco Vivo: Terra, Água, Rio e Povo!!!

Nossa hoje o dia amanheceu triste. Chuva, friozinho e vento. É a natureza mostrando suas armas. Assistindo TV, ontem, 24 de agosto, as reportagens mostravam como o tempo anda mudado, e as alterações de temperatura são constantes, de uma hora para outra. "É inverno que já não traz mais o frio, verão em que chove quase todos os dias do mês, e por ai vai". 
O que fica evidente é que a natureza vai dando o seu recado, na medida que o homem vai destruindo tudo e muda a ordem natural das coisas.
O meu post de hoje é em prol do Rio São Francisco. O "Velho Chico", como carinnhosamente é chamado pelos ribeirinhos, pelas comunidades tradicionais e pescadores, que há muito tempo vem dando o seu grito. Grito este que ecoa não só por onde ele passa, mas em todas as regiões que dependem direta ou diretamente dele para sobreviver.
Ele nasce aqui em Minas, mas o que percebo é que por aqui ainda não temos noção ou até mesmo consciência da importância  desse Rio, que é conhecido como o rio de integração nacional.
No Nordeste, o amor e a preocupação da população com o Velho Chico é evidente. Talvez porque tenham uma relação mais direta com ele, ou porque tenham consciência de como seria complicado viver sem ele. O que já vem acontecendo em algumas localidades. O São Francisco vem perdendo sua vida em muitos trechos. E os motivos são muitos e diversos. O que se pode afirmar é que a ganância do homem vem retirando a vida do Velho Chico.
Tive o privilégio de trabalhar na Assessoria de Comunicação do Projeto São Francisco, desenvolvido pela Comissão Pastoral da Terra (CPT) da Bahia com o apoio da Miserior, uma ong internacional. Fiquei por lá de outubro (2008) a abril deste ano. Essa foi uma das experiências mais gratificantes que tive profissionalmente e pessoalmente.  É incrivel como as pessoas que estão à frente desse Projeto dedicam suas vidas em prol da causa nobre: o Rio São Francisco. É uma luta diária e contra os grandes.
Então, o Projeto está dando mais um passo importantíssimo. A partir de agora disponibilizam um canal de comunicação, na grande rede, através do site: http://www.saofranciscovivo.com.br/ .
As causas do São Francisco agora vão ecoar por todo canto, através do meio digital. Entre as comunidades elas já circulam faz tempo. Mas agora quem quiser conhecer um pouco mais dos problemas e de todo universo de riquezas do São Francisco pode fazer isso através de um clique.
Não deixem de acessar, ler e conhecer essa causa, que é uma das mais nobres. Para  todo as pessoas que sempre me perguntavam e ainda questionam o que é o Projeto São Francisco, naveguem no site e saibam mais a respeito da história e da luta desses homens e mulheres do São Francisco.
O Rio conta com mais um aliado. Parabéns à equipe do Projeto São Francisco e os educomunicadores populares da Bacia!!A causa é nobre e o trabalho de vocês mais ainda!!

*Crédito da foto: João Zinclar

Nenhum comentário:

Postar um comentário