terça-feira, 25 de agosto de 2009

É preciso estar aberto ao novo!!

Mais um post hoje. E vamos aproveitando o tempo que tenho, o excesso de assunto e a boa vontade da blogueira aqui. Além de tudo, o tempo está convidativo, para ficar quietinha em casa e usar o computador, com tanta chuva, chuva e mais chuva. Mas não posso abusar, afinal a temida Tendinite ainda ronda a minha vida, afffff!!

É que um fato, hoje pela tarde, me inspirou a escrever. Fui a uma conhecida livraria de BH procurar uns livros e passando pelas seções encontrei um daqueles bonequinhos que costumamos dar de presente com a profissão da pessoa. Olhei, olhei, procurei e acabei encontrando o "jornalista". E nele vinha a seguinte frase: "ser jornalista é estar por dentro". Registrei a frase, para postar aqui e fui embora. Saindo dali, fiquei pensando a respeito do assunto, que aparentemente nao quer dizer nada, mas que me fez pensar sobre.

Realmente é preciso estar por dentro de tudo. Mas não de uma forma supercial. Foi aí que me lembrei de um fato acontecido no sábado. Fui a um show de metal. Chegando lá, vi um colega trabalhando e fiquei me imaginando fazendo a cobertura do evento. Até comentei que não saberia como fazer uma critica ou até mesmo avaliar o show. Por mais incumbida de informações que tivesse, como as bandas que tocariam, o estilo que seguem, a trajetória musical, etc, seria dificil escrever uma matéria. Por que?? Certamente porque não domino o assunto.

Fui guiada pelo o que os meus ouvidos mais gostaram de ouvir. E perguntando ao meu namorado (profundo entendedor do assunto) porque tinha gostado do tal som, me esclareceu que talvez tivesse admirado porque faz lembrar remotamente do rock. Não que o metal, tenha a ver com o o rock, é preciso esclarecer isso, senão certas pessoas me matam (risos),  mas gostei de uma das bandas que tocaram durante a noite.  Mas não basta, só isso? Claro que não. Como mera expectadora, sim, mas e se fosse fazer a cobertura jornalística, naquela noite? Passaria um grande aperto.

Isso me fez pensar bastante. Principalmente, que temos que estar abertos ao mundo. Não estou defendendo, aqui, que temos que ferir nossos ouvidos escutando "qualquer" estilo musical (fica a seu cargo identificar qual o seu ouvido nao suporta escutar), mas que temos que estar abertos para o novo, o antes nunca visto ou ouvido. Neste caso, o novo para mim, me pareceu interessante e desafiador. E fica aqui a certeza que ser jornalista é sim estar por dentro!! .

E ao longo desses anos todos de profissão e de vida, o novo sempre me tem sido mostrado. Na verdade, a vida é feita da novidade e do diferente. E várias pessoas foram e são responsáveis por isso. O post de hoje, é dedicado ao diferente e como profissionais devemos estar aberto ao novo, para tentar fazer sempre o igual parecer diferente. "Ser jornalista é estar por dentro"!.

Nenhum comentário:

Postar um comentário